Dicas para balancear sua vida profissional e pessoal
Os segundos vão passando lentamente e a sexta-feira parece não ter hora para chegar. Você sonha com os finais de semana, com as suas férias, e sente prazer somente na hora de bater o ponto no fim do expediente.
Infelizmente, isso tudo acontece porque você não está balanceando sua vida profissional com a pessoal! Sabe como relacionar esses dois pontos importantes?
Faça um diagnóstico do seu tempo!
Para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, primeiro você precisa descobrir como está gerenciando e distribuindo seu tempo.
Comece registrando quantas horas está gastando de fato no trabalho e nas tarefas pessoais, e quanto tempo as funções de organização e distrações tomam do seu dia.
Uma dica é usar ferramentas que monitoram seu tempo, como o Timely ou o próprio RescueTime, ou mesmo aplicativos de gestão do tempo.
Adote um método de produtividade
Se você quer ter mais tempo para sua vida pessoal, precisa garantir que as horas de trabalho rendam ao máximo. Por isso, adotar um método de produtividade é uma excelente estratégia para gerenciar melhor seu tempo e combater a procrastinação.
Não descuide da sua saúde
O primeiro passo do desequilíbrio é dedicar horas a tarefas e atividades sem considerar o corpo e mente. As idas ao médico acabam ficando cada vez mais escassas e a saúde cada vez mais comprometida. Para retomar o equilíbrio é importante fazer um check-up periodicamente e não deixar que o trabalho atrapalhe seus cuidados com a saúde.
Saiba se desconectar
Muitas pessoas simplesmente não conseguem mais se desconectar de seus celulares e notificações, mesmo durante um passeio em família, nas férias ou nas confraternizações com os amigos.
Se você quer mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, terá que desativar suas notificações para viver plenamente seus momentos, sem se preocupar com aquele e-mail de trabalho no domingo.
Uma dica para começar a se desligar é reservar um horário fixo para checar mensagens e não se sabotar dando uma espiadinha fora do horário escolhido.
Estimule sua capacidade de aprendizado
Pode parecer contraditório, pois no trabalho estamos sempre desenvolvendo o aprendizado. Mas, aqui é importante focar em aprender coisas novas, que não estejam relacionadas à vida profissional. Dedique parte do seu tempo para aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa – seja em aulas de dança, línguas ou até com palavras-cruzadas.
Divirta-se
É possível se divertir no trabalho? Claro que sim! O equilíbrio entre vida pessoal e profissional começa exatamente nesse ponto. Quando perdemos a alegria no trabalho é sinal de que há algo errado, por isso, divertir-se é tão importante e é o ponto inicial da busca por equilíbrio. Não apenas no trabalho é importante: sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas para ter bem-estar na vida.
Busque ajuda e apoio
Por fim, é importante entender que você não precisa dar conta de tudo sozinho, assumindo a missão solitária de conciliar carreira e vida pessoal.
Muitas vezes, você não vai saber quais escolhas fazer e se sentir perdido com tantas tarefas e compromissos.
Nessa hora, você pode pedir ajuda aos colegas de trabalho em um projeto, pedir o apoio da família em um momento de sobrecarga, adotar técnicas de meditação, procurar ajuda profissional ou mesmo terceirizar funções que estejam pesando demais no dia a dia.
Hoje, não faltam soluções e serviços para agilizar sua rotina e aliviar a carga física e mental , basta saber usar o que a tecnologia nos oferece!