Blog

  • Home
  • Blog
  • 7 Dicas para reduzir os gastos e obter mais lucro.
7 Dicas para reduzir os gastos e obter mais lucro.

7 Dicas para reduzir os gastos e obter mais lucro.

A vida do empreendedor não anda nada fácil… Cada vez mais, precisamos reduzir os gastos para manter a nossa principal fonte de sustento: nosso empreendimento. Você também anda com esta preocupação?

A mentalidade de economizar em 2022, será premissa básica para se manter neste ano, que provavelmente continuará embalado com atuais cenários de incerteza econômica. Algumas ações simples do dia a dia, e aplicadas diariamente, podem impactar positivamente no final de um período mensal/anual.

Separei algumas dicas, para você mandar bem em alguns gastos que quando reduzidos, impactam diretamente no seu bolso.

1 – Despesas com energia elétrica: desligar equipamentos ao sair da empresa dos escritórios, principalmente antes de finais de semana ou feriados. Aparelhos ligados sem necessidade devida ou até em stand-by.

Um aparelho em stand by, aquele modo de espera em que eles não estão sendo usados, mas seguem ligados, consomem até 12% da energia de uma residência e até 7% de energia em uma empresa, segundo dados da coluna de economia da Uol.

2 – Despesas com água: é fácil notar alguns pequenos vazamentos em canos, torneiras mal instaladas ou com pressão alta, o que faz jorrar água mais que o devido. Diminuir a pressão e a vazão de água, assim como reparar pequenos vazamentos é diminuir as despesas com abastecimento de água.

3 – Despesas com combustíveis: Ficar atento aos motoristas que gastam mais em abastecimentos para orientá-los e capacitá-los a dirigir de forma que gerem economia de combustível. Evitar o motor fazer aquele barulho para troca de marca, visto que poderia ter realizado a troca antes, pois a troca de marcha pode ser feita na rotação de 25rpm, apenas essa dica já pode gerar uma economia de 40% no combustível, além de evitar frear em cima do momento de parada, o ideal é já diminuir a aceleração antes, reduzir a marcha e apenas no frear no final.

Com essas dicas além de economizar no combustível, também terá economia no desgaste do veículo e na segurança do trânsito.

4 – Contas de Telefone e Internet: Analise a sua real necessidade, emita um relatório ou uma planilha de comparação dos últimos meses, interprete os dados e veja os gastos individuais de setores e em geral, para saber qual sua real necessidade. Depois realize pelo menos três orçamentos e tente negociar o plano com sua atual operadora. Em geral, ao fazer os orçamentos as operadoras irão ter promoções para entrada de clientes, com isso você terá bom argumento com suas operadoras atuais.

5 – Contas Bancárias: Semelhante ao ítem 4, as despesas bancárias como cesta de serviços, juros de empréstimos, taxas administrativas, taxas de máquinas de cartões; assim como taxa de rendimentos como um CDB, LCI, podem diferenciar de um banco para outro, vale fazer uma análise em pelo menos dois outros bancos e negociar levando em consideração as diferenças entre concorrentes.

Lembrando que já existem vários bancos que não cobram nenhuma taxa de manutenção, TED, anuidade de cartão de crédito mesmo para pessoa jurídica.

6 – Brainstorming (Tempestade de ideias) Ouvir seus colaboradores sempre é uma excelente forma de mudanças de ideias e para gerar uma otimização nas economias, cada um tem uma habilidade, foco e vivem situações específicas no dia a dia, então eles poderão contribuir com várias soluções viáveis ao seu negócio. Às vezes a solução está muito clara para eles e basta você pedir sugestões.

7 – Pró-Labore: Não ter uma regra clara, estruturada e condizente com os lucros pode quebrar a sua empresa. O ideal é conversar com seu contador e definir qual a melhor forma de retirada de dinheiro da sua empresa. Seja fixa ou percentual, com ou sem retiradas extras, mas desde que não misture suas contas pessoais, importante é ter uma boa consultoria e entendimento junto ao profissional que mais entende do seu negócio, o seu consultor contábil.

Voltar