6 dicas para melhorar suas contratações
Muitos empresários sofrem com o alto índice de rotatividade de funcionários na empresa, outros nem ligam, até preferem ficar trocando de funcionários.
Seja qual for seu perfil vale se atentar para algumas dicas:
1 – Perfil da vaga
Tenha o perfil da vaga bem detalhado, descreva as atividades a serem desempenhadas, se é home office, híbrido ou presencial, qual o valor do salário, se tem progressão de carreira, se precisa de algum curso ou habilidade e o que mais você julgar necessário.
Esse perfil não precisa estar bem desenhado quando for publicar a vaga, mas será de extrema importância na hora da entrevista com o candidato, pois assim ele poderá avaliar se realmente tem interesse na vaga.
Esse tipo de procedimento diminui a chance de ter uma rescisão por desacordo com o tipo de trabalho ou você precisar procurar outro colaborador em um curto período de tempo.
2 – Defina um roteiro na entrevista
Como você tem um perfil bem definido, um roteiro de perguntas e atividades poderá validar se o candidato possui o requisito necessário para a vaga.
Isso também otimiza o processo, pois sem um roteiro a entrevista pode tomar outros rumos e no final, tanto o candidato, quanto o empregador ficam com dúvidas a respeito da vaga e perfil do candidato desejado pela empresa.
3 – Use a tecnologia a seu favor
Hoje, com o avanço da internet, podemos realizar entrevistas de forma remota, muitos podem achar esse processo ruim ou ineficaz, mas às vezes em uma pequena conversa você já é possível eliminar um candidato ou mesmo o próprio candidato descartar a vaga por não estar de acordo com o escopo desejado.
Essa atitude pode diminuir o custo e o tempo para contratar uma pessoa nova.
4 – Terceirize
Existem várias empresas de RH que podem fazer todo o procedimento de seleção dos candidatos, se você não tem habilidade ou não tem tempo, essa pode ser uma boa opção.
5 – Tenha honestidade
Seja transparente em relação a vaga, esclareça ao candidato o que você espera dele e seja verdadeiro.
É melhor não dar certo na entrevista, do que depois de uma semana de contratado você precisar demitir.
6 – Valide o perfil comportamental
É muito importante procurar entender o perfil comportamental da pessoa, pois habilidades técnicas são possíveis de desenvolver e ensinar, mas caráter ou comportamento, demanda um esforço muito maior e muitas vezes isso não vai valer a pena para seu negócio.
Espero que tenha gostado dessas dicas!
O processo de demissão pode ser algo traumático, tanto para o empregador quanto para o empresário.
Antes de contratar ou demitir um funcionário, procure seu contador OU FINANCEIRO, ele pode te ajudar a fazer boas contratações e até mesmo indicar um novo funcionário.
Em um processo de demissão o gestor financeiro pode te ajudar a reduzir custos e evitar situações desagradáveis.