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Controle financeiro: 4 passos para você precificar corretamente

Controle financeiro: 4 passos para você precificar corretamente

Um dos temas de maior dificuldade nas empresas e maior erro é a precificação.

“A sua realidade não é a realidade do seu vizinho”. Essa frase norteará, a partir de agora, as relações de precificação. Mas como precificar de forma correta evitando prejuízos?

1 – Entender o seu regime tributário

O primeiro passo é entender sua tributação e qual regime você pertence: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Feito isso, entender os impostos aos quais você está sujeito a pagar no momento da compra de mercadoria para revenda. Alguns impostos possuem aproveitamento em alguns regimes de tributação.

2 – Entender o custo do frete da mercadoria

O segundo passo é entender o custo do frete da mercadoria. Muitas vezes a mercadoria é mais barata em um fornecedor, mas em contrapartida o valor do frete não é compensatório. Em outros casos, há a possibilidade de obter o frete grátis quando se compra um valor maior de produtos em determinada empresa, é preciso ponderar a opção mais vantajosa.

3 – Previsão de vendas

O terceiro ponto é a previsão de vendas e os custos que você deseja atribuir aos lotes de mercadorias. É muito importante determinar o quanto o lote irá compor para ajudar nos custos e nas despesas. Precificar sem atribuir esse fator, é vender no escuro. Nesse ponto está o maior risco: não conhecer suas despesas – processo muito comum em locais com deficiência no controle financeiro – vende-se muito, mas com lucro insuficiente.

4 – Quebras, perdas e avarias

O quarto ponto são as quebras, perdas e avarias. Quanto da sua operação está sujeita a esse processo? Alguns setores têm uma perda significativa em seus produtos, como o comércio de alimentos, medicamentos e de produtos frágeis. A previsão de perda e quebra deve ser mensurada com a porcentagem atribuída de forma a poder mitigar esse prejuízo. Ocasionalmente o lucro da operação se torna extremamente pequeno ou inexistente após o prejuízo de quebra.

Por fim, após definir as variáveis, realizar os testes para que possam verificar se a mensuração do custo do produto aconteceu de forma correta, calculando o preço final ao consumidor. Também é necessário acrescentar que todo poder de negociação, redução de custos e despesas, serão evidenciados no preço final ao consumidor ou na lucratividade esperada.

Se você ainda não realizou o controle de custos e despesas, comece agora mesmo a entender melhor sobre a saúde financeira da sua empresa. Conte com a gente!

 

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